Árvore Genealógica dos Ascendentes e Descendentes do

Descendência de

 

1- Francisco Corrêa  Mirapalheta nascido cerca de 1730 em Vidigueira, Évora, Portugal. Ele faleceu em 29 agosto 1827 em Taim, Rio Grande/RS,casou-se em 30 de julho de 1781 em Rio Grande/RS, Brasil, com Catharina Dias de Oliveira  nascida cerca de 1761 em Rio Grande/RS, Brasil, falecida em 16 setembro 1826 em Rio Grande/RS, Brasil, filha de Manuel Dias de Oliveira natural de São Jorge ou Terceira, Açores/Portugal e de sua mulher Maria Vieira Lopes  (ou Maria do Nascimento ou  Maria Inácia do Nascimento) natural de São Jorge ou Terceira, Açores/Portugal, filha de José Vieira Lopes.  Eles tiveram os seguintes 08 filhos:
 
1- Leonor Maria (Mirapalheta) CORRÊA   nasceu por volta de 1790 no Rio Grande/RS, Brasil, faleceu em 29 de junho de 1865, em Taim, Rio Grande/RS, com 75 anos,  e em seu testamento aos quatro dias do mês de maio de mil oitocentos e cinquenta, (fls. 341v./350v. – 2º volume – série B) instituiu herdeiros de sua meação em iguaes partes os seus irmãos Evaristo Corrêa Mirapalheta, Francisco Corrêa Mirapalheta e Joaquim Corrêa Mirapalheta e quando algum seja fallecido aos filhos destes, não se contemplando outros irmãos nesta instituição por não serem necessitados e sim abastados em fortuna.

Leonor casou-se com Comendador Domingos Faustino Corrêa,nasceu em 04 julho 1790 e foi  batizado na Freguezia do Thaim, Canudos/RS, Brasil e faleceu em 23 junho 1873, em Taim, Rio Grande/RS,Brasil  com  82 anos, fez seu testamento na cidade do Rio Grande/RS, em 9 de junho de 1873 no cartório do Escrivão Fernando Afonso de Freitas Noronha e como foi feito em duplicata e por ele assinadas, sendo que uma delas ficou arquivada no Cartório da Provedoria, na mesma cidade (vol. 55. 10.255) e cujo traslado se acha junto aos autos de inventario (vol. 2 fls. 354 v º) e mais outro traslado do mesmo testamento no primitivo volume a fls. 274 v º. Institui como seus herdeiros universais, por não ter descendentes e  nem ascendentes sucessíveis, os filhos dos seus sete irmãos ou seus sucessores.

2- Evaristo Corrêa Mirapalheta  nasceu cerca de 1795 em Taim, Rio Grande/RS, Brasil, faleceu em 11 de setembro de 1866 no Rio Grande/RS, Brasil, com 81 anos, casou-se com Bernarda Pereira Nunes nasceu (estima-se) em 1796 em Taim, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Ela faleceu em torno de 1858. filha de Manuel Pereira Nunes e Maria Dias de Oliveira em 24 de maio de 1820 em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Eles tiveram os seguintes 10 filhos:

3- Francisco Corrêa Mirapalheta FILHO,


4- Joaquim Corrêa Mirapalheta nasceu por volta de 1799 em Rio Grande/RS, Brasil. Ele faleceu cerca de 1876 com  77 anos.

5
- Maria Joaquina CORRÊA MIRAPALHETA, nascida em 1782 casada com João Antonio Lopes nascido em  Paços d'Arcos, Lisboa/Portugal em 1776, filho de Antonio Francisco Lopes e Ana Maria Lopes,   Pais dos seguintes 02 filhos:

6
- José Corrêa Mirapalheta, nascido em 17 de abril  1787  no Rio Grande/RS, Brasil e falecido em 11 de outubro de 1880 no Rio Grande/RS,Brasil com 93 anos, casado com Isabel Faustino Corrêa (irmã do Comendador) nasceu em 14 setembro de 1788 no Rio Grande/RS, Brasil, casou em 16 julho 1805 no Rio Grande/RS, Brasil, filha de Faustino Manoel Corrêa e de Isabel de Brum da Silveira.  Eles tiveram os seguintes 17 filhos:

7- João Corrêa Mirapalheta nascido em 1787 no Rio Grande/RS, Brasil, e falecido em 26 de fevereiro de 1869 em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil, casado com Maria Faustina Corrêa. Pais de:

8- Manuel Corrêa Mirapalheta casou com Andreza Faustino Corrêa, (irmã do Comendador Domingos Faustino Corrêa) filha de Faustino Manoel Corrêa e de sua mulher Isabel de Brum da Silveira. Pais de 08 filhos:
 

 

Fontes: 

Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por Valdinei Corrêa Silveira, inúmeras árvores genealógicas. O site de suas pesquisas, poderá ser visto nesse endereço:
http://gw1.geneanet.org/index.php3?b=valdenei&lang=fr&m=NG&n=Domingos+Faustino+Corr%EAa&t=PN

Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por Sérgio de Freitas, árvore genealógica de Rosalina de Oliveira e dados do informativo Biglia. O site de suas pesquisas sobre o sobrenome Freitas, poderá ser visto nesse endereço:  http://br.geocities.com/kajafreitas/

Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por Jorge Joaquim de Moraes Todeschini, "A Família Todeschini no Brasil" . O site de suas pesquisas, poderá ser visto nesse endereço:
http://www.familiatodeschini.com/primos.htm


Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por Martin Romano Garcia, árvore de Alfonso Mendez Barbero, "Arbol de Familia," 26/3/03, Mendez Barber. O site de suas pesquisas, poderá ser visto nesse endereço: http://www.martin.romano.org/ps15/ps15_025.htm

Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por  Cláudio de Souza Della Mea. O site de suas pesquisas, poderá ser visto nesse endereço: http://www.geneanet.org/contact.php3?source=friulano

 Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por  João Simões Lopes Filho. O site de suas pesquisas, poderá ser visto nesse endereço: www.simoeslopes.cjb.net

Pesquisa genealógica, organizada, compilada e publicada por Valdir Paulo Evaristo O site de suas pesquisas, poderá ser visto nesse endereço: http://www.familiaevaristo.com.br/inicio.php.

Dados retirados da Cópia reprográfica do Testamento do Comendador Faustino Corrêa, páginas do Inventário, em sede de Embargos ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, pesquisa feita no Instituto Genealógico Brasileiro.

As atualizações foram preparadas por Consuelo Maria Freire Guimarães, com os dados do arquivo de Prudêncio Jardim Guimarães, as anotações complementares de Auro Guimarães. E atualizadas com dados dos nossos colaboradores.

Se quiser um contato com o site, dê um clique na espada abaixo,
quando abrir a janela de e-mail, mude a palavra "trocar" que aparece no centro do endereço eletrônico,
con.freire trocar uol.com.br
pelo símbolo "@" (arroba), para que seu e-mail seja enviado corretamente,
e principalmente para que a proprietária do site
 não receba spam em sua caixa postal.
Grata!